
Ortodontia
A Ortodontia é a especialidade Odontológica que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente. Possui como objetivo a prevenção, supervisão e correção dos desequilíbrios dentários, das estruturas bucais e do complexo craniofacial, restabelecendo, através de recursos terapêuticos fixos ou móveis, a correta relação entre as arcadas dentais e harmonia funcional, estética e fisiológica com as estruturas faciais.
Dicas
Cuidados com aparelho fixo
Os primeiros dias após a instalação do aparelho fixo são de adaptação, costumo dizer aos pacientes que é semelhante a usar um sapato novo, pode incomodar em algumas regiões específicas mas com o tempo se acomoda e fica mais confortável.
Entretanto, com toda essa "novidade" na boca alguns cuidados devem ser tomados e a alimentação é um ponto fundamental a ser observado. Alguns alimentos requerem bastante atenção se consumidos por pacientes durante o tratamento ortodôntico, pois podem levar a fratura e/ou soltura de peças do aparelho, com possíveis consequências como lesões, cortes e úlceras na boca, além de causar atraso no tratamento ortodôntico.
A recomendação é evitar alimentos muito duros e pegajosos, tais como balas, pipoca, castanha, amendoim, nozes, torresmo, pirulito, caramelo, pé de moleque, goma de mascar e maçã do amor. Não há necessidade de alterar toda a nossa alimentação em virtude do tratamento ortodôntico, apenas realizar com mais atenção as refeições.


Higiene bucal com aparelho ortodôntico
Com a presença do aparelho na boca a higiene ficará um pouco mais trabalhosa e exigirá de você um pouco mais de atenção. No início do seu tratamento você receberá uma necessaire recheada de ítens que vão te ajudar nessa etapa importante do seu dia a dia.
Você pode inicial sua higiene pelo fio dental, para facilitar seu uso existe o “passa fio”, um dispositivo de plástico flexível semelhante a uma agulha de costura que possibilitará a passagem do fio dental entre as peças do aparelho e por baixo do arco ortodôntico.
A escovação dentária pode ser realizada com escova dental convencional (cerdas niveladas) ou ortodôntica (cerdas do centro da escova mais baixas) , escolha aquela que você melhor se adaptar, desde que realize a limpeza eficiente de todas as regiões. Faça movimentos de "vai-e-vem" com a escova dental inclinada em 45º e posicionada por cima e por baixo das peças do aparelho, esse movimento deve ser feito em cada dente. Ainda com a boca aberta realize também movimentos de “vai-e-vem” nos dentes posteriores.
Existem ainda as escovas interdentais e unitufo, estas apresentam as cerdas unidas em um tufo único e facilitam também a higiene entre os dentes e ao redor das peças do aparelho.
Lembre-se que independente da escova escolhida ela deve ter as cerdas macias e nunca devemos fazer força quando estivermos escovando os dentes, pois isto pode machucar a gengiva e quebrar o aparelho. Não esqueça de escovar a língua também!
Cuidados com os alinhadores transparentes
Os alinhadores ortodônticos transparentes apresentam maior comodidade em relação às restrições alimentares e higienização durante o tratamento. Porém, apesar do cuidado aparentemente simples, são necessárias ainda algumas recomendações fundamentais, tais como:
-
Remover os alinhadores para se alimentar;
-
Não há a necessidade de remover o alinhador para beber líquidos frios. Entretanto, líquidos muito quentes podem deformá-los, então é importante removê-los em casos de chá quente ou café por exemplo.
-
Bebidas com corante, principalmente amarelo não devem ser consumidas durante o uso do alinhador.
-
Não ferver ou limpar o aparelho com água quente.
-
Sempre que remover o alinhador guarde-o no estojo, evite guardá-lo no bolso ou envoltos em guardanapos, pois o aparelho poderá ir parar no lixo.
-
Higienizar bem os seus alinhadores com escova de dente e creme dental.
